Ideias vanguardistas são muito fáceis de entender. Elas são meios das pessoas justificarem seu próprio poder; é o caso das ideias libertárias de extrema direita. Elas oferecem uma justificativa ideológica para que alguém tenha poder e não têm outro valor. Gente séria, ao contrário, prefere trabalhar junto. Por exemplo, quando você dá aula, você não fica lá de pé, falando enquanto as pessoas copiam e comentam. Você trabalha com as pessoas. Isso é verdade tanto na pré-escola quanto na pós-graduação. O que se faz é trabalhar em conjunto, buscando o esclarecimento de todos. Em geral, a pessoa que ensina aprende mais que os estudantes. O que acontece é que você usa todo conhecimento, os recursos e os privilégios de que dispõe para ajudar outros e ao mesmo tempo aprender com eles. É nisso que consiste o trabalho intelectual respeitável. Isso não quer dizer que haja qualquer vanguarda; na verdade, o intelectual é um servo trabalhando junto com outras pessoas para tentar adquirir um melhor entendimento das coisas.
Noam Chomsky - Notas sobre o anarquismo
---
Gosto muito dessa ideia de um fazer coletivo, do trabalhar junto para se atingir um objetivo não individual. Acho que na maioria das vezes eu acabo fazendo minhas coisas sozinho, dificilmente trabalho em grupo, não faço nenhum tipo de tabalho que influencie diretamente o coletivo, ao menos é o que eu acho. Dá pra pensar que os desenhos e as coisas que eu escrevo tem efeito emocional na vida das pessoas, mas não é uma coisa que eu faço com esse objetivo em mente, é simplesmente um externalizar daquilo que me habita, que pode ou não ecoar nos outros.
Sempre caio nessa reflexão: basta ser o melhor que eu posso ser, e isso já é o suficiente para mudar o mundo; ou tenho que estar ativamente tentando fazer coisas para melhorar o mundo ? Ativamente no sentido de atuar mais diretamente nos problemas que existem.
Na verdade talvez não seja uma questão de escolha.. talvez a coisa seja fazer as duas coisas mesmo, pois uma não exclui a outra. O Chomsky fala bastante disso nesse livro, sobre uma boa opção não excluir outras boas opções.